Proclamar a Palavra: ponto de partida para a evangelização

A Igreja de Belo Horizonte convida todos a conhecer e a vivenciar o Projeto de evangelização “Proclamar a Palavra”, fruto da 5ª Assembleia do Povo de Deus (APD). Feito isso, nosso próximo passo será tornar conhecido e vivenciado esse rico projeto, por meio das nossas ações na igreja, bem como no cotidiano da vida familiar, nas escolas, no trabalho, nas vizinhanças, ou seja, no convívio interno dos nossos lares e nas periferias do nosso ethos (ambiente,  morada do homem, lugar que indica quais os traços característicos de um grupo humano qualquer que o diferenciam de outros grupos sob os pontos de vista social e cultural).

Em ambientes, onde se constrói a identidade social, somos convidados a assumir os compromissos propostos pela 5ªAPD e a levar o anúncio de Jesus Cristo para as nossas catequeses,  nossas comunidades, colocando a Palavra de Deus como eixo central de toda ação pastoral, evangelizadora e missionária da Igreja.

Apresentadas as diretrizes da nossa Arquidiocese para a elaboração dos planos pastorais, somos chamados a assumir os compromissos propostos conforme as necessidades de cada comunidade paroquial. Sejamos motivados pela palavra do Apóstolo Paulo que nos diz em sua carta aos Coríntios ( 1Cor 9,16): “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho”. Assim, somos interpelados a sermos discípulos e testemunhas do Ressuscitado, a trabalhar para que sua Palavra se torne conhecida.

Como evangelizar em nossas realidades

Olhando ao nosso redor e observando os sinais que nos apontam que caminhos devemos percorrer, somos chamados, enquanto catequistas, a ajudar os nossos catequizandos,  mas também nossas famílias e nossas comunidades a fazerem a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo.

Através de Jesus Cristo, Deus se revela a nós, se dá a conhecer. É Jesus quem nos comunica tudo o que ouviu do Pai e nos convoca a transmitir aos outros e à Igreja, o que dele ouvimos. Como membro da Igreja, cada cristão tem o poder de revelar o amor de Deus, de amar e dar tudo de si àqueles que ama, assim como fez Jesus. Essa é a nossa missão de catequista.

Conectados ao projeto “Proclamar a Palavra”

O projeto de Evangelização “Proclamar a Palavra” é de todos e de cada um de nós. Assim, é fundamental assumi-lo como nosso, conforme as prioridades estabelecidas nos planos pastorais de nossas paróquias. Vamos caminhar juntos, colocar nossas experiências a serviço dos irmãos e construir redes de comunidades como espaços privilegiados de vivência da comunhão fraterna, conforme o proceder de Jesus. Vamos oferecer o que temos e sabemos àqueles que mais necessitam de nossos serviços; como Jesus, nos aproximar das realidades  onde, a olhos nus, enxergamos a pobreza e as injustiças.

Na prática das nossas ações, vamos olhar para as nossas crianças, acolhê-las, assim como Jesus fez, cientes de que com elas somos ainda mais capazes de sentir a ternura de Deus, a beleza do universo e a singeleza do agir cristão. Pensemos também no adulto, na prática da solidariedade, da fraternidade. É importante oferecer uma palavra criadora, que salva, solidária com os pobres para promovê-los a um estado de dignidade e libertação para todos. Procurar formar pessoas adultas na fé e na responsabilidade, assumindo a realidade e se abrindo ao diálogo.

Vamos inaugurar um novo tempo com nossas catequeses querigmáticas para suscitar e fortalecer a fé no Cristo Jesus, centro da nossa fé trinitária. Tendo Jesus como fundamento da nossa fé, ele é aquele que nos propõe e não nos impõe . Cativados pela sua Boa-Nova, seu Evangelho, nós nos colocamos no seu seguimento. Seguir Jesus é o fundamento essencial e original da nossa vida cristã: como o povo de Israel seguia Deus, que o conduzia no deserto rumo à Terra prometida (cf. Ex 13,21), assim o discípulo deve seguir Jesus, para o qual é atraído pelo próprio Pai (cf. Jo 6,44).

Neuza Silveira de Souza
Coordenadora da Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética de BH