5ª APD: Regiões Episcopais realizam assembleias

Bispos referenciais, vigários, padres, conselheiros forâneos, representantes de pastorais e movimentos se reuniram no sábado, dia 3 de setembro, durante as Assembleias da 5ª APD em cada uma das Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte. Importante momento de definição das prioridades pastorais, levando em consideração as três dimensões da missão evangelizadora na Igreja: Espiritualidade Encarnada e de Comunhão, Renovação da Vida Comunitária e Inserção Social. Além disso, momento de indicar nomes para a próxima eleição de vigários episcopais.

Na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), cerca de 300 pessoas estiveram reunidas na PUC Minas, Unidade Contagem. O encontro foi coordenado pelo vigário, padre Jerzy Wydrych.  Durante o encontro foi apresentado um vídeo, produzido pela Pascom da Região, sobre as etapas da 5ª APD.

Na Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), o encontro foi realizado no Colégio Santa Maria, Unidade Planalto, com a presença do bispo auxiliar dom Edson Oriolo e do vigário episcopal, padre Sebastião Diogo. Cerca de 300 pessoas participaram.

A Rense, Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, se reuniu na Paróquia São Francisco das Chagas, bairro Carlos Prates. Cerca de 180 pessoas participaram. O encontro foi conduzido pelo bispo auxiliar dom Joaquim Mol e o vigário, frei Adilson Corrêa. Foram apresentadas as prioridades apontadas pelas Foranias da Região.

Na Rensp, Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade, o encontro foi realizado no Colégio Arnaldo e mais de 200 pessoas participaram. O encontro foi conduzido pelo bispo referencial dom João Justino e pelo vigário, padre Marcilon.

Assembleia Arquidiocesana:

Representantes das Paróquias da Arquidiocese, já definidos durante as Assembleias Paroquiais, devem se inscrever para a Assembleia Arquidiocesana da 5ª APD. As inscrições estão abertas entre os dias 5 e 20 de setembro, por meio de formulário abaixo. Clique aqui.

A cada quatro anos, a Arquidiocese de Belo Horizonte realiza uma ampla Assembleia do Povo de Deus (APD), para rever o caminho feito e planejar as próximas etapas, sempre em vista da grande meta: ser fiel ao Reino de Deus. Momento oportuno para lançar sementes, que se frutificarão nas ações pastorais. A 5ª Assembleia do Povo de Deus é oportunidade para refletir sobre todo o caminho percorrido, sobretudo, a partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora (2013-2016).

Fotos Rensa:

Fotos Rensc: