Fé: fonte de força e saúde

Pastoral Hospitalar leva esperança aos enfermos

Inúmeras pesquisas comprovam que a fé contribui significativamente para a saúde física e metal. Recentemente, o jornal norte-americano USA Today publicou artigo que divulga estudo realizado na Universidade de Havard com resultados que reforçam essa constatação. De acordo com a pesquisa conduzida pelo professor Wander Weele e seus colegas, um trabalho de mais de 20 anos, a participação regular nas celebrações da fé promove saúde física e mental. Com base na pesquisa, o artigo conclui: “a fé pode ser um remédio milagroso”.   Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bem-estar está relacionado não somente aos aspectos biológicos, psicológicos e sociológicos, mas também ao âmbito espiritual.  A espiritualidade, de acordo com a OMS, pode gerar equilíbrio.

Conscientes da importância de levar palavras de esperança, o Evangelho da Vida, às pessoas que estão acamadas, nos leitos hospitalares, os integrantes da Pastoral Hospitalar da Arquidiocese de Belo Horizonte buscam, continuamente, ampliar suas ações. A Pastoral Hospitalar oferece assistência religiosa aos enfermos e a seus familiares, em hospitais da rede pública e privada.  Coordenada pelos diáconos permanentes Paulo Taitson e Cid Ferreira, a Pastoral alcançou importantes conquistas em 2016.  Foram instituídas capelanias na Maternidade Octaviano Neves e no Hospital Maternidade Unimed.  Também foram reestruturadas as capelanias nos hospitais Odilon Behrens e Vera Cruz.

Segundo os coordenadores da Pastoral Hospitalar, houve expansão das ações pastorais no último ano e crescimento do número de atendimentos. "A Igreja está incansavelmente nos lugares de sofrimento para acolher, rezar e ministrar sacramentos aos irmãos enfermos”, explica o diácono permanente Paulo Taitson.

Conheça mais sobre a Pastoral Hospitalar. Clique aqui