Conselhos Integrados ao Vicariato

Conselho Pastoral Arquidiocesano
O Conselho Pastoral Arquidiocesano (CPA) é o órgão colegiado das instâncias e organismos da Arquidiocese para o diálogo, a reflexão e o encaminhamento de ações de relevância pastoral. Ele exprime o rosto da Igreja local e pensa na novidade do Reino de Deus, propondo passos importantes.

Conselho Pastoral do Vicariato
O Conselho Pastoral do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral é o órgão colegiado consultivo que privilegia a unidade entre as assessorias eclesiais e as coordenações pastorais vinculadas a esse Vicariato, em profunda sintonia com as deliberações emanadas do Conselho Pastoral Arquidiocesano. É o espaço apropriado para o diálogo a partir do Plano Pastoral do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, fruto das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Conselho Administrativo e Econômico
O Conselho Administrativo e Econômico é o órgão responsável pelos aspectos administrativos, econômicos, patrimoniais e materiais do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral. Embora seja de natureza administrativa, deve trabalhar em harmonia com o Conselho Pastoral e a Comissão Permanente de Assessoria. Cuida para que os recursos materiais do Vicariato estejam a serviço da evangelização e garantam sua manutenção financeira.

Comissão Permanente de Assessoria
A Comissão Permanente de Assessoria é a equipe responsável pela reflexão e encaminhamentos práticos em colaboração com o Vigário Episcopal para a Ação Pastoral, sobretudo, no que diz respeito das decisões emanadas do Conselho Pastoral Arquidiocesano e em atenção às Diretrizes da Ação Evangelizadora e o Plano Pastoral desse Vicariato.