A Coordenação de Pastoral

A função primordial da coordenação é refletir, orientar e articular a ação evangelizadora na Arquidiocese de Belo Horizonte, ciente de que a vida pastoral-evangelizadora acontece, de fato, nas Regiões Episcopais, cada uma com suas características e dinâmicas próprias, onde se encontram as Foranias e Paróquias com seus núcleos vitais, que são as Comunidades.

No espírito de colegialidade e na fidelidade às Assembleias do Povo de Deus, a Arquidiocese de Belo Horizonte articula sua Coordenação Arquidiocesana de Pastoral por meio do Conselho Pastoral Arquidiocesano e dos Conselhos Pastorais Regionais, Forâneos, Paroquiais e Comunitários, em comunhão com o Conselho Episcopal e o com o Conselho Presbiteral, o Colégio de Consultores, outros conselhos e comissões. A cada quatriênio, a Assembleia do Povo de Deus reorienta a evangelização na Arquidiocese de Belo Horizonte.

A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral conta com assessorias especializadas, para dimensões específicas, não territoriais, integradas por cléricos e leigos, sob a coordenação de Vigários Episcopais Especiais: Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política e o Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura.

Presidência
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

O Arcebispo Metropolitano, princípio visível e fundamental da unidade na Igreja Particular (cf LG 23), pela força sacramental do seu caráter episcopal, é o “primeiro servidor” e responsável por toda ação evangelizadora e pastoral, respondendo pela organização pastoral e administrativa de toda a Arquidiocese.

O Arcebispo conta, principalmente, com o apoio dos Bispos Auxiliares, Vigários Gerais, Episcopais e Forâneos, evangelizadores e assessores para pastorear o Rebanho a ele confiado. Neles deposita sua confiança e, junto com eles, coordena e supervisiona toda a ação pastoral da Arquidiocese. Com eles e com os órgãos e conselhos competentes, constitui a Coordenação Arquidiocesana da Ação Evangelizadora, Missionária e Pastoral.

Dessa maneira, o múnus do Bispo, na Igreja Particular, que se exerce enquanto ensino, governo e santificação do Povo de Deus, conta com uma série de órgãos colegiados que o auxiliam e subsidiam em sua função de Pastor.

Coordenador
Padre Joel Maria dos Santos
Vigário Episcopal para a Ação Pastoral

O Arcebispo Metropolitano, para escolha e nomeação dos seus vigários episcopais, consulta e solicita a indicação de nomes de presbíteros visando à participação eclesial e a qualificação do serviço evangelizador na Arquidiocese de Belo Horizonte. Inclui-se neste processo a nomeação do Vigário Episcopal para a Ação Pastoral.

O Vigário Episcopal para a Ação Pastoral é auxiliado em suas funções por dois importantes Conselhos. O primeiro é o Conselho Pastoral do próprio Vicariato, constituído pelos coordenadores e assessores eclesiais das diversas áreas e coordenações pastorais de âmbito arquidiocesano. Esse conselho auxilia nos encaminhamentos do cotidiano da vida pastoral a Secretaria de Planejamento Pastoral. O segundo é o Conselho Administrativo e Econômico. Além desses conselhos, o Vigário Episcopal conta, ainda, com o apoio de uma Comissão Permanente de Assessoria.

Faz parte também da missão do Vigário Episcopal, como coordenador do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, moderar a organização do Conselho Arquidiocesano de Pastoral; convocar periodicamente os coordenadores de pastorais, sob sua supervisão, para reflexão, planejamento e avaliação específica; participar das reuniões do Conselho Episcopal e Presbiteral e das Assembleias Gerais do Clero e representar a Arquidiocese de Belo Horizonte na Assembleia dos Coordenadores de Pastoral do Regional Leste II da CNBB e outras instâncias da Igreja no Brasil.

Assessoria Eclesial
Dom Geovane Luis da Silva
Dom Vicente de Paula Ferreira
Bispos auxiliares referenciais

Os Bispos Auxiliares, segundo necessidades especiais, auxiliam o Arcebispo na sua missão episcopal como Vigários Gerais e com responsabilidades específicas. São, pois, membros integrantes da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

Na evangelização, a assessoria constitui um zelo cuidadoso por parte da Igreja. O assessor colabora no acompanhamento dos processos de educação da fé daqueles que colaboram no desenvolvimento da ação pastoral.

O Bispo Auxiliar Referencial para o acompanhamento do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral é nomeado pelo Arcebispo Metropolitano e tem a missão de acompanhar os conselhos de modo semelhante ao que compete ao Vigário Episcopal e escutar os assessores eclesiais dos organismos da ação pastoral, auxiliando nas reflexões, nos planejamentos e nas avaliações.