Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

A Igreja, movida pelo Espírito Santo, realiza Assembleias como expressão de comunhão, colegialidade e corresponsabilidade pastoral. A Arquidiocese de Belo Horizonte as realiza nas várias instâncias. As de maior relevância e participação  são as Assembleias do Povo de Deus (APD). Delas resultam as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte (DAE-ABH).

Os Vicariatos Episcopais Especiais, para a Ação Pastoral, para a Ação Social e Política e para a Comunicação e Cultura, com suas respectivas Comissões e Organismos, as Instituições vinculadas à Arquidiocese de Belo Horizonte e as Regiões Episcopais - Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Esperança - deixam-se marcar, conforme sua natureza, pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora que emanam dessa Assembleia do Povo de Deus.

As diretrizes são princípios que norteiam a ação evangelizadora para toda a Arquidiocese. Delas decorrem os Planos Pastorais específicos, com seus objetivos, metas e ações, tendo em vista à concretização das DAE-ABH e o fortalecimento das Regiões Episcopais, segundo suas respectivas necessidades evangelizadoras e pastorais. As Foranias e Paróquias devem planejar e realizar suas ações em fidelidade ao Plano Pastoral Regional.

O Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, com seus Conselhos Pastorais em todos os níveis e as Comissões Arquidiocesanas, zelará, como instância responsável pela coordenação arquidiocesana de pastoral, para que os Planos de Ação Pastoral sejam vivenciados e concretizados e as Diretrizes para a Ação Evangelizadora sejam respeitadas, evitando fragmentação e dispersão das forças vivas da Igreja Arquidiocesana.

• Para adquirir seu exemplar das Diretrizes da Ação Evangelizadora e Planos de Ação Pastoral, entre em contato com o Vicariato para a Ação Pastoral ou clique aqui para fazer o download.

“Proclamar a Palavra é o compromisso primeiro, entre muitos outros, da nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte. Trata-se do cumprimento da tarefa dada pelo Mestre Jesus, a Palavra encarnada”. Veja a mensagem o arcebispo dom Walmor sobre o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra:

Orientações para preparar o Plano Pastoral Paroquial: