Secretarias Executivas e Assessorias Especializadas

Planejamento Pastoral
A Secretaria de Planejamento Pastoral tem a primordial missão de auxiliar o Vigário Episcopal para a Ação Pastoral no acompanhamento da vida pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, atendo-se às Diretrizes da Ação Evangelizadora, fruto das Assembleias do Povo de Deus, as determinações do Conselho Pastoral Arquidiocesano e as decisões dos Conselhos Pastoral e Administrativo.

Administração e Economia
A Secretaria Administrativa e Econômica tem por missão auxiliar o Vigário Episcopal para a Ação Pastoral na administração, nos procedimentos financeiros e contábeis e as atividades burocráticas, atendo-se às decisões do Conselho Administrativo e Econômico, bem como os procedimentos da Mitra Arquidiocesana.

Recepção e Promoção das Publicações
O Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, responsável por animar e coordenar toda a dinâmica pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte deve acolher com solicitude as muitas pessoas e demandas que a ele chegam todos os dias. A acolhida, a calorosa receptividade, a atenção, o zelo e a prontidão em resolver as questões do cotidiano são importantes para colaborar com o bom êxito da ação pastoral na Igreja Particular. Um/a profissional é sempre designado/a para exercer em nobre missão, em comunhão com o Vigário Episcopal, zelando pela telefonia, o envio de correspondências e as felicitações, através de cartões, nas ocasiões de datas importantes para a vida das pessoas que estão mais intimamente vinculadas às ações do Vicariato.

Animação Litúrgica
A IV Assembleia do Povo de Deus ressaltou a importância da Liturgia na vida da Igreja e, portanto, a relevância da ação pastoral exercida pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia. De tal modo, esta secretaria tem a fundamental missão de animar e acompanhar a Pastoral Litúrgica em âmbito arquidiocesano.

Animação do Dízimo
Arquidiocese de Belo Horizonte acompanha a Igreja no Brasil quanto à preocupação em organizar e animar a Pastoral do Dízimo. Em 2014, foi constituída pela CNBB uma Comissão Episcopal para a Pastoral do Dízimo. De tal modo, essa secretaria exerce o apoio necessário ao Secretariado Arquidiocesano do Dízimo.

Animação da Vida Consagrada
Outra importante secretaria especializada do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral colabora com a animação e acompanhamento da Vida Consagrada, em comunhão com o Arcebispo Metropolitano, inspirando-se nas Diretrizes da Ação Evangelizadora e os Planos Pastorais. Nesse aspecto, acompanha também os processos de reconhecimento do Direito Diocesano requerido por associações, movimentos eclesiais e novas comunidades.

Assessoria Teológico-Textual para Publicações
A ação pastoral depende, também, de atentas reflexões e estudos. Trata-se aqui de uma especial atenção à teologia pastoral contemporânea e as reflexões bíblico-catequéticas, segundos os documentos e orientações atuais da Igreja em âmbito internacional, nacional e local. Em respeito a essa importante dimensão o Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral dispõe de uma qualificada Comissão Arquidiocesana de Publicações, com a missão de atualizar e corrigir os documentos e subsídios publicados pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Essa equipe, dado o aspecto qualificado de seu exercício, é composta por estudiosos em filosofia, teologia, gestão pastoral e letras, além de pessoas graduadas e pós-graduadas em áreas do conhecimento que contribuem para uma reflexão qualitativa ação pastoral.

São subsídios periódicos produzidos pela equipe da Comissão Arquidiocesana de Publicações:
a)    Sugestões para a Liturgia Dominical;
b)    Círculos Bíblicos;
c)    Novena de Natal;
d)    Via Sacra;

De acordo com o planejamento e gestão da ação pastoral e o calendário arquidiocesano, outros subsídios e publicações são acompanhados pela equipe que realiza, deste modo, uma nobre e importante missão para a pastoral na Arquidiocese de Belo Horizonte.