Jubileu da Misericórdia: 13 de dezembro, abertura na Arquidiocese de Belo Horizonte

O Papa Francisco anunciou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Trata-se de um Ano Santo, com o tema "Misericordiosos como o Pai" (Lc 6,36), a ser realizado entre 8 de dezembro de 2015, data da Festa da Imaculada Conceição, e 20 de novembro de 2016, Solenidade de Cristo Rei.

Na Arquidiocese de Belo Horizonte, as celebrações começam no dia 13 de dezembro, 3º domingo do Advento, nos Santuários e Igrejas. Confira a programação completa:

V Assembleia do Povo de Deus:
No dia 13 de dezembro, também tem início na Arquidiocese de Belo Horizonte a V Assembleia do Povo de Deus (V APD), com a apresentação, em todas as comunidades de fé, da Carta Pastoral. Nos horizontes das Diretrizes da Ação Evangelizadora, cada integrante das comunidades de fé, formadores de opinião, ministros, agentes de pastoral, evangelizadores, religiosos e religiosas, diáconos, padres e bispos, são convidados a trilhar o caminho missionário em atitude de escuta, reflexão e analises, para que sejam dadas respostas adequadas a este tempo de Deus e nosso.

O que é o Ano da Misericórdia:
O Ano Santo Extraordinário da Misericórdia nos convida a ser “Igreja em saída”, em missão, profética e misericordiosa, indo ao encontro de todas as pessoas, levando-lhes a bondade e a ternura de Deus. A convocação foi feita por meio da bula “Misericordiae Vultus” (O Rosto da Misericórdia):

“Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado. Há momentos em que somos chamados, de maneira mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes” (Papa Francisco, MV 2-3).

Clique aqui para ler o documento completo.

Veja a programação de 2016: