Opção preferencial pelos pobres é tema de tarde de reflexão na Rensa

A opção preferencial pelos pobres e a ação social e política na sociedade foi a temática da 3ª etapa do curso Viver a Dimensão Sociedade da 5ª Assembleia do Povo de Deus (APD), realizado no sábado, dia 23, na Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), em Contagem. A formação foi conduzida pela socióloga e mestra em Ciência Política, Liliam Daniela dos Anjos, e contou com participação de membros de pastorais sociais de paróquias da Região.

Descriminalizar a política e, ao contrário, envolver-se nas questões públicas, seja por meio das associações de bairro, conselhos e outros espaços de participação popular foram algumas dos caminhos apontados pela socióloga, que indicam o caminhar cristão em favor dos menos favorecidos. Outro ponto refletido foi a necessidade de renovação dos grupos de pastorais sociais e as adequações necessárias desses grupos tendo em vista as transformações na sociedade."Temos que ser avessos a má política, mas não deixar de lado a política", ponderou Liliam.

A reflexão foi baseada nas sugestões da 5ª APD, que teve como resultado o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, vivenciado pelas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, no quadriênio 2017-2020.

A próxima etapa da formação será no dia 11 de novembro, de 14h às 17h, na Cúria Regional de Contagem. O tema será Igreja da Acolhida e em Saída em Tempos de Papa Francisco, com assessoria do padre Jaldemir Vitório.