Ir para página principal

VI APD: participe da pesquisa e conheça os Roteiros Celebrativos para o mês de novembro

“Como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20,21)

"Chega agora, mais uma vez, na história missionária de nossa Amada Arquidiocese de Belo Horizonte, a oportunidade de um novo passo, novas respostas e cumprimento da missão de ser e fazer de todos discípulos missionários e discípulas missionárias de Jesus Cristo, edificando e zelando por nossa dignidade maior, filhos e filhas de Deus, corresponsáveis pela construção da sociedade justa e solidária, promovendo a cultura da vida e da paz. Somos todos convidados a participar, vivenciar e celebrar o caminho missionário da VI Assembleia do Povo de Deus.

Vamos iluminar e confrontar, para alinhamentos necessários e avanços importantes, nosso PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO PROCLAMAR A PALAVRA com o rico horizonte das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quadriênio 2019-2023, em sintonia com toda a Igreja convidada pelo Papa Francisco a ser uma “Igreja em saída”, em diálogo e servidora.

O caminho missionário da VI Assembleia do Povo de Deus será percorrido entre 15 de agosto e 8 de dezembro de 2019. Paróquias e suas comunidades, Regiões Episcopais e Vicariatos Episcopais, Associações e Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades e diferentes segmentos da sociedade são convocados a participar, tendo um importante instrumento de trabalho disponível, impresso e online, esperando a contribuição e indicações de todos."

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte
Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

 

"Ao acolher as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB (2019-2023), avaliamos nosso caminho pastoral evangelizador como Igreja Arquidiocesana e colocamo-nos em processo de realização da VI Assembleia do Povo de Deus, buscando atualizar nosso Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, planejando assim nossa caminhada à luz das mesmas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB.
No Instrumento de Trabalho (imagem ao lado) que fazemos chegar às mãos dos cristãos leigos, religiosos, presbíteros, bispos e instâncias arquidiocesanas, compreende-se três partes, a saber:
- Na primeira parte, tratamos de revisitar o caminho pastoral evangelizador em nossa Arquidiocese nas APDs, como instância de participação, reflexão, decisão e encaminhamentos assumidos pelos Projetos de Evangelização. Um maior destaque foi dado aos projetos em curso, visando nos conscientizar acerca de várias iniciativas em andamento.
- No segundo capítulo, abordamos a importância do anúncio e da missão, destacando a realidade de uma Igreja da Palavra e num estado permanente de missão. Salienta-se, aqui, a força do anúncio, do testemunho, dos ambientes de missão, pelas redes de comunidade, num mundo cada vez mais urbano, marcado por limites e possibilidades.
- No terceiro capítulo, à luz das DGAE, apresentamos os horizontes da ação evangelizadora, a partir do compromisso de sermos uma Igreja: Casa da Palavra, Casa do Pão, Casa da Caridade, Casa da Missão. Cada horizonte da ação evangelizadora apresenta algumas ações concretas que, por sua vez, orientarão o processo de escuta, reflexão, avaliação nas comunidades eclesiais (paróquias), nas regiões episcopais e na Arquidiocese, nas suas várias instâncias."

No desejo e esperança de que o caminho da VI APD de nossa Arquidiocese seja uma oportunidade de participação e comunhão, buscando estar sempre atentos aos apelos do Senhor, por meio de sua Palavra e dando respostas aos novos desafios, envolvidos na cultura sempre mais urbana, contamos com o envolvimento de todos nesse processo, atualizando o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra."

Padre Joel Maria dos Santos
Vigário Episcopal para a Ação Pastoral

 

 Roteiros Celebrativos para a VI APD

O contato intensivo, vivencial e orante com a Palavra de Deus confere à reunião da comunidade um caráter de formação discipular. O importante é o encontro com a Palavra que muda a vida e dá sentido ao ser e agir de quem é cristão, corrigindo posturas e aderindo ao modo de ser, de pensar e de agir de Jesus Cristo. O Evangelho passa a ser o critério decisivo para o discernimento em vista da vivência cristã.” (Doc 109 - CNBB, nº 92).

A Arquidiocese de Belo Horizonte preparou, especialmente para as paróquias e comunidades, sugestões de Roteiros Celebrativos para VI APD.
Os roteiros para os domingos do mês de NOVEMBRO já estão disponíveis.

Programação da VI Assembleia do Povo de Deus

15 de agosto - Cerimônia de Início da VI Assembleia do Povo de Deus

30 de setembro
Paróquias finalizam e entregam suas indicações pastorais para a sua respectiva Região Episcopal.

Assembleias das Regiões Episcopais
"Vamos iluminar e alinhar necessários e importantes avanços."

19 de outubro
Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa)
Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense)
Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc)
Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser)

26 de outubro
Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp)

30 de outubro
Entrega das indicações pastorais das Regiões Episcopais para o Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral

23 de novembro
Celebração final da VI Assembleia do Povo de Deus, com a aprovação das atualizações do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

8 de dezembro
Cerimônia de apresentação do novo projeto: Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra.

 

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

Proclamar a Palavra de Deus é o nome de nosso Projeto de Evangelização. Para além de ser o nome, Proclamar a Palavra é o foco modulador de todas as nossas ações e de nosso testemunho. Ainda, além de foco, Proclamar a Palavra de Deus é o eixo, em torno do qual giram essas ações e testemunho. É o ponto, a partir do qual se pode avançar nos caminhos da evangelização. Na verdade, Proclamar a Palavra precisa ser, quotidianamente, a alma de nosso Projeto de Evangelização. Tudo o que se fizer, promover e vivenciar na ação evangelizadora tem que ser fecundado pelo compromisso de Proclamar a Palavra. Um compromisso de cada um de nós, somos discípulos missionários e discípulas missionárias.

 

Música do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

A canção composta pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, fala sobre a importância do anúncio da Palavra de Deus.
A composição é um presente para todos que no dia a dia, com seu empenho, dedicação e com suas orações, ajudam a edificar a nossa Igreja.

PROCLAMAR A PALAVRA

É Jesus a Palavra de Deus e entre nós veio morar
Quem ouve sua palavra e põe a praticar
Sua casa sobre a rocha construída estará
Um mundo novo, solidário e justo surgirá
Cai a chuva, vem enchente, vento forte a soprar  ( Mt 7,24-27)
Quem não ouve é imprudente, sua casa não resistirá

Refrão

Vem, proclamar  a palavra! Tem muita gente precisando escutar
Vem, insista, todo dia proclama! Oportuna e inoportunamente, proclama!
Proclamar a palavra de Deus para que o mundo creia
Proclamar a Palavra pra mudar, pra transformar
Mudar o mundo, nossa vida, jeito novo da gente viver
Para que sejamos todos um, ensinar, convencer
Vem, proclama a palavra com coragem, pra salvar!
Proclamar para que todos, a verdade, possam encontrar
Vem, com fé, e proclama! Eu também vou proclamar
Em família, entre amigos, aos vizinhos, em todo lugar
Aos doentes, aos mais pobres, às crianças e a você
No trabalho, na escola, com os jovens e no lazer
Ajuntados por Jesus, alegria é testemunhar
É viver o evangelho e não ter do que se envergonhar
Um dia Pedro, sem medo, com coragem sua voz levantou
Proclamou a palavra e a história da salvação contou
Contagiaram-se os corações quando o ouviram falar
Todos juntos, em alta voz, aos apóstolos perguntaram
“E nós, irmãos, o que devemos fazer?"
- Cada um se converter, ser batizado e o dom do Espírito receber!

(2Tm 4,2) "Proclama a Palavra"

Letra: Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Música: Kennia e Rogério Henrique
Direção musical: Alleton Melo
 
 

Letra e partitura da musica cifrada

 

Baixar áudio