Fiéis celebram Nossa Senhora da Boa Viagem

Milhares de fiéis participaram das celebrações de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte e também das celebrações do dia da Assunção de Nossa Senhora, ao longo desta quinta-feira, 15 de agosto. A  imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem saiu da cidade de Confins às 14h em direção ao terreno da Catedral Cristo Rei, na Avenida Cristiano Machado. O bispo-auxiliar dom Wilson Angotti, acompanhado por centenas de fiéis,  presidiu a oração do Terço no espaço onde será construída a Catedral de Belo Horizonte. Após o Terço, a imagem de Nossa Senhora seguiu em carreata para o centro de Belo Horizonte em um caminhão do Corpo de Bombeiros. Os fiéis já aguardavam na Praça da Rodoviária e de lá, às 17h, saiu a tradicional procissão luminosa para a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem - Santuário  Arquidiocesano de Adoração Perpétua. Durante a procissão, 25 meninas com trajes de Nossa Senhora homenageavam a Mãe de Jesus em seus vários títulos. Integrantes de pastorais e movimentos da Arquidiocese de Belo Horizonte levavam estandartes com os nomes das várias paróquias dedicadas a Maria. A caminhada foi marcada por muitas manifestações de fé e devoção. O padre Marcelo Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, destacou a importância da festa deste ano. “Estamos iniciando o Jubileu de 300 anos da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Antes mesmo que a cidade fosse criada, a Paróquia já havia sido instalada, em 1714. Até agosto do ano que vem vamos celebrar com grande alegria esta data tão importante” afirmou o padre.

A procissão chegou ao Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua às 18h. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu Missa na área externa da Igreja. A Celebração foi transmitida ao vivo pela TV Horizonte e Rádio América, veículos da Rede Catedral de Comunicação Católica. Durante a homilia, o arcebispo destacou que as celebrações deste ano estavam sendo vivenciadas de maneira especial. “Nossas festas de hoje acontecem em um momento diferente. Estamos vivenciando no Brasil importantes manifestações populares, que mobilizaram jovens na busca por novos caminhos para nosso país. Também passamos pela Semana Missionária e pela Jornada Mundial da Juventude, que nos fizeram compreender a necessidade de que a Igreja destaque ainda mais a sua opção preferencial pelos jovens. E também recebemos a visita do Papa Francisco, que trouxe a força da fé e da presença de Deus. Então essa festa de hoje está marcada por todos estes acontecimentos e nos mostra que onde existe a presença de Deus, abrem-se novos horizontes” declarou o arcebispo.