26 de abril: Jornada Arquidiocesana da Juventude

A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ) e Serviço de Animação Vocacional (SAV), realiza a 6ª Jornada Arquidiocesana na Juventude no dia 26 de abril. No mesmo dia, será celebrado  o 52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Um convite aos jovens, seus familiares, vocacionados ao sacerdócio ou à vida consagrada a serem solidários às iniciativas que visam à transformação social, pautada nos valores éticos e evangélicos.

Assim, a Igreja no Brasil quer estimular as dioceses a promoverem a vida da juventude, conduzindo os jovens a uma real experiência de fé, e estimulando-os a irem ao encontro daqueles jovens que têm o coração ferido.

A partir da realização da JMJ Rio2013, os jovens estão  ainda  mais próximos da Igreja e, neste ano, são convidados a celebrar a Jornada Arquidiocesana da Juventude  com reflexão sobre o tema “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8).

Ainda nesse contexto, a Campanha da Fraternidade 2015 com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. MC 10, 45) convida a juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte e de todo Brasil a olhar as realidades que a cercam e a transformá-las, fazendo com que sejam sinais do Reino de Deus.

A primeira Jornada Arquidiocesana da Juventude foi realizada  em 1985, ano proclamado pela ONU como o Ano Internacional da Juventude. Naquele  mesmo ano, o Papa São João Paulo II encontrou-se com 300 mil jovens em Roma, marcando a primeira Jornada Diocesana da Juventude que, nos anos seguintes, se propagou pelas Igrejas do mundo inteiro.

Programação:

Atos centrais: estacionamento PUC Minas - Unidade Coração Eucarístico (portaria 3)

14h - Concentração
Paróquia são Luiz Gonzaga, no bairro Minas Brasil